terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

REFLEXOS DA DIFERENÇA 





  Uma sala de aula com mais de quarenta estudantes. Todos com o mesmo objetivo: Aprender e ir bem na prova.

   O professor explica sobre o tema; o aluno da frente ri; a garota do lado se revolta; o do canto indaga; e o do fundão cochila. 

O assunto é muito simples para o sorridente,
a 'toupeira' revoltada não entende e por isso se revolta,
o que indaga tenta entender, mas faz tantas perguntas que acabou-se a aula, mas o do fundão ainda cochila.

O sorridente foi para a casa confiante, a garota estressada, o do canto ainda confuso e o do fundão foi dormir.



 O dia chegou! 
A prova foi aplicada.
O sorridente reprovou, a estressada não compareceu, 
o do canto ainda está com dúvidas e o do fundo
passou.


O sorridente por excesso de confiança não leu direito e reprovou, a estressada sequer estudou, o do canto cheio de dúvidas não concluiu os exercícios e o que só cochilava acordou, leu a matéria e passou.



Moral da História 

Excesso de confiança pode prejudicar e muito.
quando se trata de aprendizagem ninguém é o dono da razão e da verdade absoluta. 
Todo cuidado é pouco, seriedade e humildade também lhe caem bem.

Estresse e revolta pode ser um reflexo do medo do desconhecido, medo do novo, é reflexo da preguiça, da falta de esforço para alcançar algo. É um comodismo escondido sob as vestes da ira.

As dúvidas são os questionamentos que impulsionam, que instigam o saber. São dúvidas que buscam um resultado, uma verdade, mas quando as perguntas não estão levando a lugar nenhum é sinal que está na hora de parar com as perguntas e tentar observar os fatos por outra ótica, ou simplesmente parar de tentar ver algo além do que realmente está a sua frente.

Cochilar não significar dormir, e muito menos a expressão "dormir no ponto" a própria linga portuguesa apresenta significados distintos para ambas as palavras.
Muitas vezes o fato de aparentar inerte, disperso aos fatos que ocorrem diante de ti pode simplesmente ser em decorrência de que o caso concreto não mereça tantas perguntas, tantos estresses e nem tanto excesso de confiança e ansiedade. Apenas deve ser colhido da forma mais simples que lhe foi passado... sem maiores alardes.


Os casos quem nos são apresentados são como a água, podem ser cristalinos, turvos, agitados e serenos, mas mesmo assim não deixam de ser apenas um caso que diante de quem o observa pode tomar alguma das formas antes mencionadas. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário